Turismo sustentável: uma união entre diversão e responsabilidade socioambiental

Descubra como o turismo sustentável pode ajudar a garantir impacto positivo no meio ambiente e a preservação da cultura de comunidades locais<...

7 minutos de leitura

Turismo sustentável: uma união entre diversão e responsabilidade socioambiental

Descubra como o turismo sustentável pode ajudar a garantir impacto positivo no meio ambiente e a preservação da cultura de comunidades locais

Viajar, conhecer novos lugares, novas paisagens. Imagina fazer tudo isso e ainda contribuir para conservação ambiental e valorização cultural das comunidades locais. É isso que propõe o turismo sustentável, que vem crescendo ao longo dos anos, atraindo empresas e iniciativas sustentáveis para o setor, garantindo diversão e gerando impacto positivo na natureza.

No Brasil, o Ministério do Turismo possui um site com indicação de iniciativas sustentáveis premiadas em várias regiões do país. Além disso, algumas empresas do setor já atuam com certificação, de propósito e impacto social, como o Sistema B, e promovem um turismo mais consciente.

As mudanças no turismo podem estar ligadas a maior conscientização sustentável do setor, além do novo comportamento de quem procura os produtos e serviços. 

Em entrevista ao portal ColaboreSe, o co-fundador do Sistema B Brasil, Marcel Fukayama, comentou a importância do consumidor na transformação das marcas e crescimento de empresas com propósito. 

“Esse consumidor, que está cada vez mais informado, mais consciente da sua responsabilidade no ciclo de consumo, está buscando empresas que tenham o comportamento de uma Empresa B, ou que seja uma Empresa B, que atuem com propósito, responsabilidade e transparência”, afirmou.

E, para que sua próxima viagem, além de divertida, possa gerar um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente, listamos três Empresas B que promovem diferentes experiências de turismo sustentável.

A iniciativa ajuda a gerar renda para os moradores locais

Turismo sustentável com Vivejar

Um negócio social de impacto positivo, a Vivejar realiza roteiros exclusivos em comunidades brasileiras. O principal objetivo é aproximar o viajante da cultura local, proporcionando reflexão e valorização das tradições populares, um turismo consciente. 

Ao mesmo tempo, a iniciativa ajuda a gerar renda para os moradores locais e oportuniza transformações positivas. Os roteiros contemplam diferentes regiões do país, como Vale do Jequitinhonha (MG) e Ilha de Cotijuba (PA).

O hotel ainda promove qualificação da mão de obra local

Cambará Eco Hotel

Localizado em Cambará do Sul (RS), o hotel alia o desenvolvimento gerado pelo turismo consciente com a responsabilidade socioambiental. O local possui uma estrutura pensada para minimizar o impacto ao meio ambiente, com tratamento de esgoto, captação da água da chuva, aquecimento solar, entre outros. 

As trilhas na mata nativa e área de preservação auxiliam na conscientização ambiental dos hóspedes, um turismo sustentável, proporcionando contato mais direto com a natureza. O hotel ainda promove a qualificação da mão de obra local, fomentando o desenvolvimento regional.

A BirdsChile foi considerada o turismo mais sustentável do país

BirdsChile

A opção de viagem no Chile proporciona experiências de observação de pássaros e passeios ativos naturais, com caminhadas em contato com a natureza chilena, em regiões como a Patagônia. 

Com as experiências de turismo sustentável, a operadora atua para contribuir com a conservação do patrimônio natural. A empresa também promove o voluntariado, 100% da reciclagem dos resíduos e  0% de emissão de plásticos. 

A BirdsChile foi considerada, em 2016, o negócio turístico mais sustentável do país pela Federação das Empresas de Turismo do Chile (FEDETUR).

*Este conteúdo pertence ao Sicredi Aliança PR/SP, que apoia projetos sociais em prol do crescimento social. Saiba mais sobre nós aqui.

*Para saber mais sobre a política de uso de informação da Sicredi clique aqui.

Comentários

Matérias semelhantes