Hortaliças hidropônicas: a solução para uma agricultura sustentável começa no cultivo

Na busca por uma agricultura sustentável, as hortaliças hidropônicas aparecem como solução de cultivo para produtore...

8 minutos de leitura

Hortaliças hidropônicas: a solução para uma agricultura sustentável começa no cultivo

Na busca por uma agricultura sustentável, as hortaliças hidropônicas aparecem como solução de cultivo para produtores brasileiros

As hortaliças são consumidas em larga escala em todo o mundo, seja como salada ou como tempero de diversos pratos. No Brasil, ainda  movimentam a economia — uma vez que são produtos vendidos também em mercados internacionais.

A hidroponia, por sua vez, é uma forma de cultivo feita na água, o que elimina a necessidade do solo — e, por consequência, todo o seu preparo para plantio e adubação. 

O crescimento é rápido, livre de pragas e as colheitas são constantes. O que não significa que seja mais fácil. As hortaliças hidropônicas são cultivadas em estufas, em uma solução aquosa que supre as necessidades de vitaminas e minerais para o seu crescimento. 

E mais, oferecem o benefício para o consumidor de serem vendidas com as raízes, tendo, portanto, maior durabilidade.

Apesar de conquistar produtores e consumidores pelo aspecto sustentável que soa como uma preferência moderna, o cultivo hidropônico é antigo. Não se tem uma data precisa de sua invenção, mas os primeiros registros são dos anos 5000 a.C., com os povos Sumérios. Mas foi apenas na década de 1940 que o termo hidroponia surgiu.

O ColaboreSe conversou com Felipe Gressler, sócio-proprietário da JG Verduras de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, sobre os benefícios desse tipo de cultivo e sua história de mais de dez anos nas sete estufas de hortaliças hidropônicas que mantém.

O crescimento é rápido e as colheitas são constantes

Quais hortaliças hidropônicas são cultivadas na propriedade da família?

Cultivamos folhosas como alface, rúcula, agrião, almeirão, salada mix — alface, rúcula e alface roxa—, salsinha, cebolinha, couve-folha e espinafre. Em determinadas épocas do ano  também ampliamos o cultivo com couve-flor, brócolis, tomate e hortelã.

Quais as diferenças do cultivo hidropônico e do tradicional?

O cultivo hidropônico é um sistema que requer água com nutrientes apenas num ambiente protegido, ou seja, em estufas, sem necessidade de solo. No tradicional, é preciso o preparo do solo, adubação, tempo maior de colheita, além de ser sujeito às intempéries do tempo. 

Por que optou pelo cultivo de hortaliças hidropônicas?

Devido à propriedade ser pequena, houve a necessidade de aumento de produção em espaço limitado. 

O cultivo hidropônico dá a garantia de colheita mesmo em condições adversas do clima, além de aumento e rapidez na produção em relação ao cultivo tradicional. O baixo ou até zero uso de defensivos agrícolas é um fator principal nesse cultivo.

Antes de começar, já tinha trabalhado com outros tipos de cultivo? Se sim, o que motivou a troca?

Sim, na produção de grãos como soja e milho. Optamos por esse outro cultivo para preencher os meses de entressafra. Eram períodos longos de pouco serviço, o que não existe na hidroponia.

O cultivo hidropônico é um sistema sem necessidade de solo

Como foi o começo e a evolução do negócio? Teve crescimento ou já começou no tamanho/capacidade atual?

No começo não sabíamos ao certo o que fazer, nem que técnicas usar. Os primeiros contatos foram mais por curiosidade. Então, eu e meu irmão, que até então só tínhamos produzido no sistema tradicional, resolvemos fazer um curso em Santa Catarina para aplicar o aprendizado na propriedade. 

A brincadeira começou a ficar séria, pois vimos que conseguimos produzir duas vezes mais, em menos tempo e em área menor também. Na sequência, sentimos a necessidade de aumentarmos a produção, e a cada ano construímos uma nova estufa.

Como vê a preferência dos consumidores? Existe? Por que a opção pelo consumo das hortaliças hidropônicas?

Como tudo na vida, existe uma desconfiança com novidades, — muitas vezes, por falta de conhecimento —, e com as hortaliças hidropônicas não foi diferente. 

Tivemos dificuldades no começo, mas logo os consumidores foram comparando e migrando para os hidropônicos por uma série de motivos, dentre os quais está o não uso de defensivos e um produto mais limpo.

Como tudo na vida, existe uma desconfiança com novidades

Quais outras vantagens importantes do cultivo de hortaliças hidropônicas?

O principal é mesmo o não uso de defensivos, mas também a economia de água, o crescimento mais rápido, o plantio fora de época e a facilidade no manejo.

Como a hidroponia usa menos água que um cultivo tradicional?

A hidroponia é muito mais econômica, pois perde pouca água por evaporação; acredito eu que não chega a 10% em relação a mesma cultura em um sistema tradicional.

*Este conteúdo pertence ao Sicredi Aliança PR/SP, que apoia projetos sociais em prol do crescimento social. Saiba mais sobre nós aqui.

*Para saber mais sobre a política de uso de informação da Sicredi clique aqui.

Comentários