Inove-se

Projeto transforma resíduos de construções em obras de arte sustentáveis

Ressignificar resíduos da construção civil encontrados nos canteiros de obras. Esse é o princípio do Obra & Arte: transformar esses materiais em peças de design, móveis e objetos de decoração.

O projeto desenvolvido pelo Instituto A.Yoshii – setor de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) do Grupo A.Yoshii – busca estimular a criatividade e a consciência sustentável, agregando valor ao que antes seria descartado.

Nessa iniciativa pioneira, colaboradores do Grupo participam de oficinas de capacitação com profissionais da área de design. As atividades práticas incentivam a criação de novos objetos a partir de resíduos das obras, como vergalhões de aço, madeirite e tubos e conexões de PVC. “Nunca tive esse olhar de reutilizar um material e chegar a um resultado tão bonito. Essa experiência está fazendo com que eu encare cada item que iria para o lixo como uma possível obra de arte”, conta o líder de pedreiro Tiago Bento, ao participar de uma das oficinas realizadas em Londrina (PR). Ele divide a autoria de uma mesa de jantar em mosaico com o mestre de obras Neivaldo Santinon.

O projeto-piloto teve início em 2019, em Curitiba (PR), com a realização das oficinas ministradas por profissionais do Coletivo ÔDA, que reúne designers, artistas e criativos para a realização de iniciativas com propósito. Desde que o soldador Lázaro Lourenço Dutra teve contato com os tutores seu olhar para materiais que antes não significavam nada, além de matéria-prima descartada nos canteiros de obras, mudou. “Eu percebi que é possível transformar algumas sobras em móveis e outros objetos bonitos para serem usados em casa. Eu olho para as peças que estamos criando e sinto um grande orgulho. Essa experiência é ótima porque de agora em diante eu não quero mais parar de colocar as ideias em prática”, conta.

O resultado pode ser visto nos projetos inovadores de mesas de jantar, luminárias, pendentes, tabuleiros de jogos, objetos de decoração, entre outras criações feitas pelos colaboradores que participaram das oficinas. “Algumas peças podem ser conferidas nos apartamentos decorados em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas. As peças também estarão disponíveis em um catálogo para que as pessoas possam adquiri-las”, revela o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

Leia também

Inovações no agronegócio trazem mais competitividade e sustentabilidade

Inovações no agronegócio trazem mais competitividade e sustentabilidade

Inove-se
Ecossistemas de inovação: como o Parque Tecnológico Itaipu Brasil atua para promover o desenvolvimento do futuro

Ecossistemas de inovação: como o Parque Tecnológico Itaipu Brasil atua para promover o desenvolvimento do futuro

Inove-se
Hortaliças hidropônicas: uma agricultura mais sustentável

Hortaliças hidropônicas: uma agricultura mais sustentável

Inove-se

Ficou interessado?

Envie nome e telefone para o email e seja também um protagonista!