Obra e arte: a transformação de resíduos de construção em obras de arte sustentável

Transformar resíduos da construção civil em obras de arte sustentável como peças de design, móveis e objetos de decoração é o objetivo d...

6 minutos de leitura

Obra e arte: a transformação de resíduos de construção em obras de arte sustentável

Transformar resíduos da construção civil em obras de arte sustentável como peças de design, móveis e objetos de decoração é o objetivo do Obra e Arte.

Criar obras de arte sustentável é o foco do Obra e Arte, projeto desenvolvido pelo Instituto A.Yoshii — setor de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) do Grupo A.Yoshii —, que busca estimular a criatividade e a consciência sustentável, agregando valor ao ressignificar o que antes seria descartado.

Busca estimular a criatividade e a consciência sustentável

Nessa iniciativa pioneira, os colaboradores participam de oficinas de capacitação com profissionais da área de design para tomar consciência das obras de arte. 

As atividades práticas incentivam a criação de novos objetos a partir de resíduos dos canteiros de construção civil, como vergalhões de aço, madeirite, tubos e conexões de PVC. 

“Nunca tive esse olhar de reutilizar um material e chegar a um resultado tão bonito. Essa experiência está fazendo com que eu encare cada item que iria para o lixo como uma possível obra de arte”, conta o líder de pedreiro Tiago Bento.

Ele participou de uma das oficinas realizadas em Londrina (PR) e divide a autoria de uma obra de arte sustentável com o mestre de obras Neivaldo Santinon: uma mesa de jantar em mosaico.

O projeto-piloto de obras de arte sustentável teve início em 2019, em Curitiba (PR), com a realização das oficinas ministradas por profissionais do Coletivo ÔDA, que reúne designers, artistas e outros profissionais criativos para a realização de iniciativas com propósitos sociais. 

Desde que o soldador Lázaro Lourenço Dutra teve contato com os tutores, ele começou a mudar seu olhar para os materiais que antes não significavam nada, inclusive as matérias-primas deixadas nos canteiros.

“Eu percebi que é possível transformar algumas sobras em móveis e outros objetos bonitos para serem usados em casa. Eu olho para as peças que estamos criando e sinto um grande orgulho. Essa experiência é ótima porque de agora em diante eu não quero mais parar de colocar as ideias em prática”, conta.

O resultado é a construção das obras de arte sustentável, que apresentam designs inovadores de mesas de jantar, luminárias, pendentes, tabuleiros de jogos, objetos de decoração entre outras criações feitas pelos colaboradores que participaram das oficinas. 

“Algumas peças podem ser conferidas nos apartamentos decorados em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas. As peças também estarão disponíveis em um catálogo para que as pessoas possam adquiri-las”, revelou o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

*Este conteúdo pertence ao Sicredi Aliança PR/SP, que apoia projetos sociais em prol do crescimento social. Saiba mais sobre nós aqui.

*Para saber mais sobre a política de uso de informação da Sicredi clique aqui.

Comentários