Inove-se

Ponte aérea colaborativa: Brasil / Canadá

Como a Vancity, maior instituição financeira cooperativa do Canadá, atua para transformar a sociedade?

Em geral, instituições financeiras são percebidas apenas como local para guardar, investir ou emprestar dinheiro. Mas seu papel é muito maior e essencial ao desenvolvimento da sociedade, inclusive, quando pensamos na responsabilidade que envolve os financiamentos. É por isso que esses modelos de negócio podem ser responsáveis por transformações no meio em que vivemos.

Uma instituição que reconhece essa responsabilidade é a Vancity, a maior cooperativa financeira do Canadá, que atende mais de 550 mil membros naquele país, e que, desde a sua fundação, mantém um braço muito importante relacionado ao crescimento econômico com mais inclusão e responsabilidade, como podemos ver no vídeo a seguir:

A Vancity é a primeira instituição financeira do Canadá a entrar na Global Net-Zero Banking Alliance, uma aliança que uniu organizações de 24 países em torno do comprometimento de ter o seu portfólio de investimentos voltado para ações que prezam pelo meio ambiente.

O Colabore-se conversou com a Vancity sobre esse valioso passo, e a entrevista completa você confere abaixo:

Recentemente, a Vancity se juntou à Global Net-Zero Banking Alliance como Signatário Fundador. O que motivou essa participação?

As instituições financeiras têm uma enorme pegada econômica e social. Devemos reunir essa influência para enfrentar a crise que nosso planeta enfrenta e apoiar a mudança para uma economia de baixo carbono que seja limpa e justa para todos. A Vancity tem o orgulho de ser um signatário fundador da Net-Zero Banking Alliance, para apoiar o esforço coletivo global que pretende limitar o aquecimento a 1,5 ° C, para catalisar a colaboração entre o setor financeiro, e ainda, para promover mudanças sistêmicas internacionalmente.

O que significa ser a primeira instituição financeira canadense a se juntar à Aliança?

Não se trata de ser a primeira, e sim, de usar as ferramentas financeiras para construir um mundo limpo e justo; esperamos que outras instituições financeiras canadenses se juntem a esse esforço.

Todas elas sabem que há um grande problema no mundo, e muitas estão lutando para resolvê-lo. Juntar-se à NZBA, permite colaborar com organismos internacionais e garantir que estamos lançando as bases para o imenso e crítico desafio que a comunidade bancária global enfrenta. A criação da Aliança baseia-se nos compromissos com os princípios para ser uma instituição financeira responsável.

Não é a primeira vez que a Vancity assume a liderança entre as instituições financeiras do Canadá em tal território. Somos membros da Global Alliance for Banking on Values; nossa CEO representa a América do Norte no Conselho de Bancos do UNEP FI e fomos a primeira instituição financeira canadense a testar a metodologia adaptada recentemente para contabilizar o impacto do carbono de nossas hipotecas residenciais e comerciais por meio da Parceria para Finanças da Contabilidade de Carbono.

Como esse movimento se conecta com outros objetivos da Vancity, como o de ser mais inclusiva?

A Vancity está trabalhando para construir um mundo limpo e justo onde todos os nossos membros possam prosperar com uma economia inclusiva que coloca as pessoas em primeiro lugar. Para o nosso trabalho climático, isso significa atuar com nossos membros e parceiros para promover uma transição climática equitativa da qual todos possam fazer parte.

Chegar à net-zero é importante. Mas o “como chegar lá” é essencial. A Covid-19 nos mostrou o impacto que um evento global pode ter nas comunidades marginalizadas. Também vimos como uma instituição financeira como a Vancity pode atender imediatamente a essas necessidades.

Desde a nossa fundação, a Vancity está comprometida com o princípio da inclusão. Acreditamos que todos devem ter acesso a oportunidades econômicas e prosperidade. Estamos empenhados em fazer a nossa parte para remover as barreiras financeiras, decorrentes da exclusão sistêmica e das desigualdades que afetam mulheres, indígenas, negros, pessoas de outras etnias, do movimento LGBTQIA+ e as que são portadoras de deficiências visíveis e invisíveis.

Temos um histórico de inclusão financeira, isto é, de tentar servir aos desprovidos. Essa abordagem se tornou ainda mais relevante durante a pandemia e nos guiará no enfrentamento da crise climática.

Quão importante é para uma instituição financeira tomar medidas para uma mudança positiva na sociedade?

Os bancos e as cooperativas de crédito desempenham um papel vital no funcionamento da economia e, para a Vancity, servir aos canadenses como instituição financeira é um privilégio e implica em uma grande responsabilidade social.

Não somos simplesmente empresas comerciais, já que fornecemos serviços importantes às pessoas e às comunidades locais. Nosso modelo bancário baseado em valores é projetado para melhorar o bem-estar financeiro, social e ambiental de nossos membros e suas comunidades.

A Vancity é uma instituição cooperativa. Como isso influencia sua percepção de que as instituições financeiras são a chave para a criação de mudanças?

Desde a fundação, somos controlados democraticamente por nossos membros e comprometidos com o princípio cooperativo de pessoas ajudando pessoas.

As instituições financeiras tomam decisões cruciais todos os dias sobre o destino do dinheiro, o que é financiado e quem se beneficia. Portanto, temos um papel importante a desempenhar na determinação da economia futura e do futuro do nosso planeta.

A Vancity acredita que temos a obrigação de compreender os impactos de nossas decisões sobre alocação de capital e, como instituições financeiras que trabalham em direção a metas líquidas de zero, deveríamos nos perguntar: “Estamos apenas compensando os impactos climáticos? Trabalhamos de alguma forma para evitá-los? Como podemos garantir que as ações que realizamos, nos conduzam a uma economia que seja limpa e justa?”

Temos uma oportunidade única agora, no pós-pandemia, de aprender com o passado e explorar o que significa realmente reconstruir melhor.

Equipe da Vancity vestindo camisetas alaranjadas em uma campanha como forma de apoiar a inclusão e fazer o reconhecimento de indígenas e comunidades passadas

Como mais pessoas podem se envolver na criação de negócios que produzam um impacto positivo? Como instituições financeiras como a Vancity podem ajudar quem mais precisa?

Os problemas mais desafiadores da sociedade não podem ser resolvidos apenas pelo governo e organizações sem fins lucrativos. As empresas devem fazer sua parte.

A pandemia nos lembrou que resistimos e caímos como sociedade e que o bem-estar dos mais pobres entre nós, é parte integrante do bem-estar de todos.

Também nos ensinou que, quando devemos fazer algo, podemos, já que mudanças mais acentuadas não parecem mais fora de alcance. Sabemos o que é possível fazer quando governo, empresas, investidores e sociedade civil se unem em um propósito comum para colocar as pessoas em primeiro lugar.

Agora, devemos aproveitar esses valores para criar uma economia pós-Covid que funcione melhor para mais pessoas, ao mesmo tempo que seja limpa e justa. Esse é o tipo de economia da qual precisamos para um futuro sustentável e inclusivo que coloque as pessoas no centro.

Quer saber mais sobre as ações feitas pela Vancity? Acesse rethink.vancity.com

Leia também

Projeto transforma resíduos de construções em obras de arte sustentáveis

Projeto transforma resíduos de construções em obras de arte sustentáveis

Inove-se
Como o projeto “Girls Rock Camp Brasil” atua para criar uma geração de meninas mais fortes

Como o projeto “Girls Rock Camp Brasil” atua para criar uma geração de meninas mais fortes

Inove-se
Ecossistemas de inovação: como o Parque Tecnológico Itaipu Brasil atua para promover o desenvolvimento do futuro

Ecossistemas de inovação: como o Parque Tecnológico Itaipu Brasil atua para promover o desenvolvimento do futuro

Inove-se

Ficou interessado?

Envie nome e telefone para o email e seja também um protagonista!