Conheça o Sítio das Orquídeas: espaço dedicado ao cultivo de variadas espécies da flor
Quando a família do empreendedo...5 minutos de leitura
Conheça o Sítio das Orquídeas: espaço dedicado ao cultivo de variadas espécies da flor
Quando a família do empreendedor Paulo Rohr se mudou do Rio Grande do Sul, eles não imaginavam que o espaço iria ficar tão colorido. Anos depois da mudança, a família decidiu transformar o amor pelo cultivo de flores em trabalho, e assim nasceu o Sítio das Orquídeas.
Famoso na região de Marechal Cândido Rondon, o Sítio das Orquídeas começou pequeno: a primeira estufa media 1,5 metros por 2 metros e era feita de madeira.
Hoje, são milhares de metros tomados por flores de diversos tamanhos, formatos e cores. O ColaboreSe conversou com Guiomar Giacobo Rohr, empreendedora e sócia-proprietária do sítio, sobre a história deste local encantador. Saiba os detalhes a seguir!
Como surgiu o Sítio das Orquídeas?
O Sítio das Orquídeas surgiu em 1992, quando eu e o Paulo nos casamos e fomos morar no sítio com a mãe do Paulo.
Como ela gostava de orquídeas, e eu também, nós começamos o cultivo das flores como hobbie, mas essa prática cresceu e se tornou um negócio.
Nós já tínhamos um trabalho de agricultura no sítio, mas passamos por algumas dificuldades e vimos nas orquídeas uma boa oportunidade de negócio.
Foi então que transformamos um hobbie em profissão.
Você pode contar um pouco da trajetória do sítio?
Começamos a comercializar as orquídeas em Marechal Cândido Rondon e a participar de eventos.
A primeira foi a Oktoberfest, depois fomos para a Feira do Produtor Rural, que fazemos até hoje. Também participamos de feiras específicas de flores no Paraná e em Mato Grosso do Sul e, por meio de revendedores, nossas orquídeas chegam ao Paraguai e à Argentina.
O que esperam para o futuro?
Como planos futuros, queremos otimizar o processo de cultivo e melhorar a qualidade das plantas, para não precisarmos aumentar o espaço físico do cultivo, mas continuar com o crescimento da produção.
Como funciona o Sítio das Orquídeas?
Nós temos 5 mil metros de estufas, onde cultivamos orquídeas. E, neste mesmo local, temos uma fábrica de bolachas, que é onde recebemos quem nos visita, seja para conhecer o sítio ou comprar flores.
Hoje, a área é dividida entre a parte de comercialização e a de cultivo, que é fechada para o público.
Quais as espécies cultivadas no sítio?
Cultivamos as espécies que se adaptam ao nosso clima — não passa de 100, lembrando que existem milhares de espécies de orquídeas.
Mas, ainda assim, o cultivo é bem diversificado, pois dentro dessas espécies, a variação de cores, formatos e tamanhos é infinita.
Quer conhecer mais sobre o Sítio das Orquídeas? Confira a entrevista com Paulo e Guiomar:
*Este conteúdo pertence ao Sicredi Aliança PR/SP, que apoia projetos sociais em prol do crescimento social. Saiba mais sobre nós aqui.
*Para saber mais sobre a política de uso de informação da Sicredi clique aqui.
Comentários